Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Bom dia. Estamos na quarta-feira, 11 de dezembro.
Cenário
O Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar uma alta de 0,75 ponto percentual na taxa referencial Selic na noite desta quarta-feira (11). Os investidores, porém, trabalham com uma alternativa diferente. O mercado de opções de Copom indica uma probabilidade de 63,5% de alta de 1,00 ponto percentual, o que levaria a Selic terminal de 2024 para 12,25% ao ano. A título de curiosidade: a primeira edição do Relatório Focus deste ano mostrava expectativas de juros a 9,00% no fim deste ano.
Leia também
O que alterou tanto as expectativas foi a piora na projeção de inflação. Na terça-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA de novembro. Os preços subiram 0,39% no mês, levemente acima da expectativa de 0,37%. A inflação acumulada no ano é de 4,87%, acima do teto da meta, que é de 4,50%.
Perspectivas
Além da alteração propriamente dita da taxa Selic, o que os investidores querem ver é o Comunicado em que o Comitê vai apresentar os motivos para a sua decisão. As expectativas são de que o texto justifique a aceleração do aperto monetário devido à piora das perspectivas fiscais.
Outra notícia importante é a inflação americana de varejo, medida pelo Consumer Price Index (CPI). A mediana das expectativas é de uma leve aceleração para 2,7% em 12 meses, ante os 2,6% nos 12 meses até outubro. A projeção para o núcleo do CPI, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e de energia é de estabilidade em 3,3% nos 12 meses até novembro, variação semelhante à dos 12 meses anteriores.
O CPI é o último indicador relevante antes da reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), versão americana do Copom, agendada para 17 e 18 de dezembro.
A ferramenta Fed Watch, da CME, mostra que as apostas estão em um novo corte de juro de 0,25 p.p., levando a taxa americana para a faixa entre 4,25% e 4,5% ao ano. Se confirmado, o Fed terá reduzido os juros em 1 ponto percentual neste ano durante o segundo semestre.
Indicadores
- Brasil
Taxa de juros Selic
Esperado: 12,00%
Anterior: 11,25%
Pesquisa Mensal de Serviços (Out)
Esperado: ND
Anterior: 1,0%
Pesquisa Mensal de Serviços (12m)
Esperado: ND
Anterior: 4,0%
- Estados Unidos
Consumer Price Index (Nov)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,2%
Consumer Price Index (12m)
Esperado: 2,7%
Anterior: 2,6%
Núcleo do Consumer Price Index (Nov)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%
Núcleo do Consumer Price Index (12m)
Esperado: 3,3%
Anterior: 3,3%
O post Pré-mercado: Copom Deve Elevar Juros para 12% Ao Ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.
https://ift.tt/JoGuHfs